APOSTILA DO SEMINÁRIO

[1° Ano de Teologia]

I.PRONOMES DE TRATÁMENTO

Ao Romano Pontifice se direge-se como: Sua Santidade,Beatissimo Padre,Santo Padre,Vigário de Cristo,Princepe dos Apostólos,Sucessor de São Pedro.

Aos Patriarcas direge-se: Sua Beatitude.Podendo te routros nomes dependendo da sede do mesmo.

Aos Cardeais direge-se com os devidos pronomes de tratámento:Eminência,Vossa Alteza Real.

Aos Arcebispos,Bispos,Bispos Auxiliares,direge-se como: Sua Exelência,Vossa Graça.

Aos Monsenhores,Conêgos e Padres,diaconos,direge-se como: Revêrendo.

Os pronômes de tratamento além de educação,é sinal de obediência e humildade á qual reconhesce aquele irmão como superior.
Assim também á Santa Mãe Igreja pede que os clérigos pessam a benção a seus superiores,visando uma união e comunhão entre os mesmos e destacando a importância da oração.

II.HIERÁRQUIA

Papa o papa é a cabeça de todo o colégio clérical como mostra á figura acima,sendo sucessor direto do apsotólo São Pedro ,á qual Cristo confiou á missão de edificar á Madre Igreja.

Cardeais Principais e diretos colaboradores do papa, tem a missão de auxiliar no que necessário no governo da Igreja e tem obrigação de eleger o santo Padre em um eventual conclave.

Arcebispos e Bispos São bispos de dioceses,em perfeita comunhão com o Bispo de Roma 
(o papa),cabe unicamente ao papa nomear um padre Bispo de uma diocese.

Monsenhores os monsenhores são padres nomeado pelo papa com tal condecoração,geralmente ocupam funções mais elevadas entre os presbitéros,mais possuem a mesma dignidade do padre.

Padres celebram a missa e guardam paroquias,assim trabalhando fielmente em pro da evangelização junto ao Bispo Diocesano.

Diaconos anunciantes fieis do evangelho,devem auxilia ros padres e os bispos na evangelização e no trabalho,não podem celebrar a snata Missa mais podem presidir a celebração da Palavra.

É necessário que todos os clérigos e membros da Santa Romana Igreja obedeçam a hierarquia visando uma melhor e mais adequada armonia no serviço evangelico.

[2° Ano de Teologia]


III.HISTÓRIA DA SANTA IGREJA

Biografia da Igreja Católica

Abaixo,segue-se á biografia da maior instituição religiosa e cristã do mundo,não somente uma simples instituição mas, á Igreja de Deus,conforme citada nas Sagradas Escrituras,os fatos aqui citados são comparados á dogmas,ou seja,verdades absolutas inquestionáveis por parte dos homens.

Tudo o que aqui se encontra registrado,é revelação do Espírito Santo de Deus,que se faz presente na Santíssima Trindade.

Os primeiros passos
No ano de 2006,é fundada á Igreja Católica Apostólica Romana,sob o rígido governo de Sua Santidade Gregório XVII,que durou muito tempo,marcando talvez é era mais rígida da Igreja.O Santo Padre,veio á falecer,e como todos os clérigos já eram de idade

avançada aos poucos vieram também á retornar á Casa do Pai.Outros,desistindo da vida religiosa,alguns se tornaram eméritos,poucos restaram,e assim o Padre Victor Guilherme,sentiu-se no dever de prosseguir e fazer algo pela Igreja,ele foi uns dos clérigos que mais se destacou nesse tempo de crise para á Igreja,assim ele deu continuidade na caminhada da Igreja,e com á ajuda de novos clérigos por ele formados.

De fato,á Igreja se reergueu,e foi verídico,um novo início á sua história,porém muito diferente do pontificado anterior,á Igreja se iniciou novamente,como os primeiros cristãos,e sem uma hierarquia.Á Igreja caminhou á fim de evangelizar todos os povos...

Papas reconhecidos pela Igreja,e sua história

Logo após uma reunião geral do clero,para decidir uma hierarquia para á Igreja,deu-se início,o segundo Conclave da Igreja,para eleger o sucessor do grande papa Gregório XVII,no qual por votos unânimes,foi eleito

Papa,Sumo Pontífice,Sucessor de São Pedro, Vigário de Cristo, Representante de Deus na Terra,o Santo Padre o Papa Severino I,(Cardeal Severino,In memorian),que com o apoio dos demais clérigos,
deu mais alguns passos para uma Igreja melhor!Em seu pontificado,procurou manter á paz,e á união da Igreja,mesmo sofrendo,com á ausência de clérigos,conseguiu manter á Igreja firme.E assim depois de algum Sua Santidade Severino,retornou á Casa do Pai.

O terceiro Papa,foi Sua Santidade Juan Pablo I (Cardeal Leonardo,In Memorian),que procurou fazer acordos ecumênicos de paz com outras religiões,e manter á ordem dentro da Igreja,foi também,uma época de crescente aumento de fieis.Foi o primeiro papa á ser destronado,e o primeiro á convocar uma sessão conciliar,o Concílio Ecumênico Vaticano I,e assim foi sucedido pelo Cardeal Bem,que adotou o nome de Gregório V.Depois de algum tempo,simplesmente o papa abandonou á Cátedra de São Pedro,assim se tornando pastor protestante. 

Com o passar dos tempos,um dos Cardeais do Colégio Cardinalício da época,Dom Victor Cardeal Nicolett,resolveu assumir o papado por conta própria,

eis então o papa Frederico II.Foi um longo papado e de difícil compreensão.Mas a conduta do papa Frederico II,não agradava os clérigos,e que mais tarde veio a revoltá-los,pois o papa,não media esforços

para excomungar qualquer atitude erronia dos clérigos,sem ter chance de perdão,os acusando de hereges,cismáticos,profanadores.

Mais tarde com uma manifestação do clero,o papa Frederico II,foi deposto,e com ordens do Camerlengo Ventresca,e dos Cardeais da época,foi excomungado,e declarado antipapa da Igreja,bem como o seu antecessor,Gregório V.

Depois de deposto,num novo conclave de três dias,presidido pelo Camerlengo da Santa Igreja Cardeal Ventresca,foi eleito um novo pontífice,o papa Romano II,que era o

Arcebispo Dom Thiago Reis(In memorian),da antiga e famosa Arquidiocese Habbo,(hoje Arquidiocese de Aparecida,primaz do Brasil),este teve um papado duradouro,impondo regras na Igreja,sofrendo desacatos por parte de alguns clérigos,repressão,e

desobediência de ordens.Mas o Papa não se abateu e prosseguiu firme,em seu papado,até o fim de seu pontificado,quando veio á falecer.

Num novo Conclave,presidido pelo Cardeal Ventresca,o Cardeal Anselmo,foi eleito papa, obteve um longo papado,de muita obediência e amizade,por parte de todo o clero.

Cardeal Anselmo(In memorian),adotou o nome de Simão Pedro I,pois desejava seguir o exemplo de São Pedro,á rocha eterna e primaz da Igreja.

Teve,um dos maiores pontificados,da história da Igreja.

Foi responsável por convocar o Concílio Ecumênico Vaticano II.

Porém,chegando ao fim,de seu pontificado,já com uma idade avançada,não agradava mais o auto-clero,que se reuniu com o Camerlengo,Dom Carlo Ventresca,e consideraram Simão Pedro I,destronado.Ele mais tarde veio á falecer.

De tal ato deu-se  uma resolução dividida entre o clero que de parteelegeram o Cardeal Sandu e outros o Cardeal Guilherme Albuquerque,sendo que o Cardeal Sandu Adotou o nome de João XXIV e o Cardeal Albuquerque o de Ioannes Paulus Pp. III tempos depois veio á se haver uma re-integração aonde o papa João XXIV se eméritou e o papa Ioannes Pualus Pp. III continuou em vigor.

Deu-se início,á um novo conclave,presidido pelo Camerlengo Ventresca,no qual foi escolhido,o Cardeal na época Decano,do Sacro-Colégio,Dom Guilherme Albuquerque,que adotou o nome de

Ioannes Paulus III,seu papado,foi muito duradouro,também foi um papado de muitas mudanças,á maior delas,á edificação da Cidade Estado do Vaticano,e á troca do Cardeal Camerlengo.

O atual era Dom Carlo Ventresca,que já havia servido cinco(5),pontífices,Ioannes então nomeou Camerlengo,Dom Patrick Cardeal McKenna,que ficou conhecido,como um

Camerlengo exigênte,e rígido e polêmico.Nomeou,também,um novo Decano,Dom Angelo Sodano,que o ajudou muito,em seu pontificado.

Ioannes Paulus III,teve um papado de 5 meses,que mudou o futuro da Igreja,e trouxe mais novidades,como á convocação do Concílio Ecumênico Vaticano II,no qual foram criadas

novas regras,para á Igreja,tais como um tempo determinado de pontificado,(2 meses).

Porém,alguns clérigos,não o viam,como um bom papa,e queixaram-se ao Colégio dos Cardeais,que após analisar o caso,ordenaram que o Camerlengo,e o Decano,destronassem o pontífice,o que foi feito.
Meio ao clima tenso quanto ao longo papado de Ioannes Paulus III uma parte do conclave se reuniu e escolheu como pontifice o cardeal Surf Sandu que teve um curto papado que pouco tmepo depois reununciou.
E assim,se iniciou um outro Conclave,no qual foi eleito o Cardeal Cezar Petronni,que adotou o nome de Sua Santidade Félix I.

Ele que por pressão do clero,renunciou em uma semana. Sua renuncia,trouxe uma grandepolêmica,e algo jamais visto na história da Igreja,

Félix I,deixou em testamento papal verídico,o nome do seu Preferitti,o próximo á lhe suceder seria o Cardeal Canto e Mello,tal documento foi lido e revisto e assim apresentado pelo Cardeal Odilo Scherer o Cardeal Canto e Mello  adotou o nome de Inocêncio I,e teve um pontificado de um mês e meio,deixando história e sua marca registrada na Igreja como um pontífice rígido,numa época de glórias para á Igreja e de perfeita situação financeira,tendo também o periodo da Inquisição,renunciou ao pontificado por cansaço e pressão do clero. Logo em seguida,no Santo conclave,foi eleito o Cardeal Julius Clérigo que adotou o nome de Inocêncio II,em homenágem a seu antercessor,o memso foi coroado no memso dia de sua eleição,mas veio a renunciar horas depois.Assim em  um novo conclave foi eleito o Cardeal Albuquerque,chamado Papa Mariano I,que fez um ótimo trabalho de evangelização na Igreja,espalhou profunda devoção Mariana,por todo o mundo.

Logo depois renunciou,não se sabe o motivo. Em seguida, foi eleito e coroado o seu sucessor,Sua Santidade Pius Magnus I,que com sua bondade,amor e paciência governou com amor á Igreja de Roma,foi o primeiro á convocar uma sessão sinodal.

Sua Santidade,assim renunciando pediu aos padres Cardeais,que convocassem um Conclave,que elegeu Sua Santidade o Papa Gregório Magnus I,que convocou o Concílio Vaticano IV,criou uma nova Oração Eucarística para ás Missas,e assim fazendo visitas Apostólicas ao Brasil,traçou o seu modelo exemplar de pontificado.Foi sucedido pelo Papa Cornélius Primus,que seguiu á mesma linha de papado,porém um dos mais curtos da história da Igreja,vindo á renunciar dois dias depóis,devido a problemas de saúde.

Foi sucedido por Sua Santidade o Papa Alexândre Magnus I,que convocou mais um Sínodo para os Bispos,e deu seqüência na evangelização de todos.

Assim renunciando,no conclave seguinte foi sucedido pelo Cardeal Ouellet,Sua Santidade Bonifácius Primus,que ficou no Trono por um mês e meio, logo após renunciou.Em seguida,foi substituído pelo Cardeal Giovanni Baptista,que adotou o nome de Silvestre I,ele que não obteve vigor no governo pastoral da Igreja,por ser um Cardeal muito novo no Sacro-Colégio,por essa razão por clamor popular e do Colégio dos Cardeais foi destronado.

Com isto e por influências negátivas de antigas seitas,foi-se tido á ideia de extinguir a Santa igreja,criado um dito "Ministério" evangélico,á ideia não frutificou e logo á Igreja se re-erguera.

Assim num Conclave de emergência com pouquissimos clérigos foi eleito o Cardeal Mckenna,Sua Santidade o Papa Pius Magnus II,que regeu á igrje apor apenas quatro dias,vindo á abandona ro trono de Pedro.

Semanas depois com á Igreja contando com apenas três clérigos, e com á volta d eum antigo membro o Cardeal Odilo Scherer,que vendo uma necessidade missionária convocou um conclave e foi eleito o cardeal Batorelli que adotou o nome de Mariano II,seu papado foi curto combateu e extinguiu o "Ministério",assim tomou uma decisão polémica em transferir o papado por meio de nota oficial papal ao Cardeal Nicolett que havia regressado á igreja á Pedido do mesmo.

O Cardeal Nicolett adotou o nome de Victor I,regeu á igreja com força,rigidez e em crise sendo contr anormas da Igreja,assim foi destronado dois dias depois.

Assim foi convocado um conclave qual elegeu o Cardeal Patrick Mckenna que adotou o nome de Gregório Magnus II seu papado foi bom,e produtivo á igreja,concluiu o concilio Vaticano IV e aprovou diversos documentos,seu papado durou quase sete meses o maior da história da igreja,o mesmo já cansado e fraco veio a renunciar,tornando-se papa emérito.

Após tal renuncia foi convocado o santo conclave que elegeu Dom Giuseppe Cardeal Siri que escolheu se chamar Bento Magnus I,o papado do papa Bento Magnus I foi bom mais não muito longo contando pouco mais de um mês de papado,o mesmo foi conturbado e marcado por inicio de fortes cismas.
Após á renuncia do sumo pontifice foi convocado o santo Conclave que elegeu o Cardeal Cezar Petronni para suceder Bento Magnus I,o mesmo escolheu como nome papal Bento Magnus II em homenagem á seu antecessor,teve um curto papado mais que trouxe bons frutos á igreja,convocou o concilio mariano vaticano V,mas sofreu forte presão durante seu papado o qual levo-o á renunciar.

Assim foi novamente convocado o santo conclave,que elegeu o Cardeal Carlo Ventersca,uma eleição que surpriendeu á todos,conhecido por sua idade e histórico clerical o mesmo adotou o nome de Lucas II,em homenagem ao santo padroeiro da igreja aonde se ordenara padre á Basilica de São Lucas Evangelista.Concluiu o concilio mariano vaticano V e é o pontifice reinante.


Essa biografia,nos faz ver á história de uma Igreja.Á verdadeira,fundada sobre á rocha da fé,e da evangelização. Sob os propósitos de salvar almas para Deus,e mostrar que somos á verdade,edificada por ordem de Nosso Senhor,á São Pedro o primeiro Papa.

Deus,salve á Igreja de Roma!

Biografia escrita,sobre ás verdades e fatos verídicos.

Todo aquele que é contra esse documento ou que o declare falso,uma vez que é arquivo confidencial e de propriedade absoluta da Santa Sé,seja excomungado!

Segue-se abaixo,á listagem dos legítimos pontífices que á Igreja reconhece,com tal dignidade:

São Pedro Apóstolo,primeiro Papa e coluna da Igreja


Sua Santidade Gregório XVII – Papa Emérito


Sua Santidade Severino I – In memorian


Sua Santidade Juan Pablo I – In memorian


Gregório V – ANTIPAPA – In memorian


Frederico II – ANTIPAPA – In memorian


Sua Santidade Romano II – In memorian


Sua Santidade Simão Pedro I – In memorian


Sua Santidade João XXIV-In memorian


Sua Santidade Ioannes Paulus III – In memorian

Sua Santidade Lucas I - Papa Emérito


Sua Santidade Félix I – In memorian


Sua Santidade Inocêncio I


Sua Santidade Inocêncio II


Sua Santidade Mariano I – In memorian


Sua Santidade Pius Magnus I


Sua Santidade Gregório Magnus I


Sua Santidade Cornélius I


Sua Santidade Alexandre Magnus I


Sua Santidade Bonifácius I


Sua Santidade Silvestre I


Sua Santidade Pius Magnus II


Sua Santidade Mariano II


Sua Santidade Victor I-ANTIPAPA


Sua Santidade Gregório Magnus II-Papa Emérito


Sua Santidade Bento Magnus I


Sua Santidade Bento Magnus II


Sua Santidade Lucas II


Sua Santidade Pio III - Sumo Pontífice Romano 

Com exceção desses não existem outros pontífices,caso se denominem tal, sejam julgados e excomungados por profanação e heresia contra Tríplice Tiara Pontifícia.

Fora esta biográfia oficial,pode-se e deve consultar sites oficiais e blogs antigos da santa sé,par auma melhor aprofundação histórica.

IV.PREPARAÇÃO NA SANTA MISSA

A Santa Missa é o eterno sacrificio da salvação,e sinal do amor de Cristo apra nos,que se entregando na cruz nos deu a salvação,por isto o ritual e cerimonial da missa não deve ser simples,e sim o mais complexo par atransmitir tal grande dadiva.

Os semináristas tem por obrigação participar sempre,sempre da missa,em ministério acolial,ou seja lendo a sleituras na missa ou com a função de coroinha.
O Rito fixo da snata missa encontra-se em vários sites da santa sé é unico e não pode ser substituido se não pelas autóridades eclesiais,com licença papal ou por sinodo ou concilio episcopal.
Como devo pedir á benção,no momento do anuncio do evangelho ?Aquele que vai anunciar o evangelho de joelhos pernate o presidente diz: "Concedei-me sua benção,para anunciar a boa nova" o sacerdote concede á benção e aquele que fará á leitur ado mesmo se direge ao ambão.
Como se prepara o altar na santa missa ? Segue-se pois a seguintes retas para preparar o altar.
Deposita-se o Cálice ao Altar,abrindo o corporal e organizando demais alfáias.
Depõe o Vinho ao Cálice junto com um pouco de água.Aguarda-se o presidente da celebração,qual faz as orações necessárias e a breve elevação dos dons.Após tal momento apresenta-se o lavabo á qual o presidente purifica as mãos.E prossegue com as oraçõe sindicadas no rito da missa.

[3° Ano de Teologia]

V. PARAMENTOS E LITURGIA

Os paramentos a qual se veste no momento da santa missa e outras celebrações liturgicas representa o ministro que se reveste do Cristo para servir em seu nome.Assim deve-se dar uma especial atenção aos apramentos e designos liturgicos.

Cores Liturgicas: As cores liturgicas são as que predominam nos paramentos e marcam um tempo liturgico assim segure-se:

Verde-usado no tempo comum.

Roxo-Usada na quaresma e advento e em celebração de finados.

Vermelhos-Em celebrações de santos martires e em outras celebrações particulares.

Branco ou Dourado-Utilizado em festas de glória em memória de santas virgens como também pastores da Igreja e em solenidades particulares como pascoa e ntala.

Preto-Usado somente em missas de exequias e oficios dos defuntos.

Rosea-Usada apenas em dois domingos ao ano liturgicos chamados domingo gaudate e Letareae.

Tempos Liturgicos
Os tempos liturgicos são os tmepos pela qual se divide a santa igreja em sua liturgia cada um com sua cor especifica,assim o ciclo liturgico tem inicio no I Domingo do Advento e fim no Domingo de Cristo Rei.



As Vestes
As Vestes do Diacono-O Diacono paramenta-se de alva,estola diaconal e Dalmática podendo também usar o barrete preto.






Da Esquerda para a direita em Diacono com estola diaconal e dalmática vip em cor dourada,após Diacono de estola diaconal e dalmática não vip.Nota-se asCores Liturgicas Dourada (Branco) e Verde.

As Vestes dos presbiteros,o presbitero reveste-se de alva,estola e casula,podendo também usar barrete.


\
Da esquerda para direito de (roxo) um padre de estola e casula vip,a demais motra a estola presbiterla e casula não vip em (vermelho).

O Seminárista usa somente tunica durante a missa,no caso que ele esteja cerimoniário use batina e sobrepeliz.


[4° Ano de Teologia]


VI. SANTA MISSA

O Sacrificio da Santa Missa é o maior mistério e a base da salvação e coluna da Igreja,assim a missa deve ser celebradapor todos aqueles do grau presbiteral.
A Santa Missa deve ser obedecida ems eus ritos e rubricas estabelecidos pela sagradas congregações e documentos de cunho pontificio.

Orações ao Pé do Altar o presidente dirige suas orações ao pé do altar á fim de celebrar dignamente a missa e não subir ao altar de Deus solitário e sim dignamente.

Beijo do Altar o sacerdote junto a seus concelebrnates beijam ao alta rem sinal d eobediência á Cristo que será repartido naquele altar.

O Ato penitêncial é o momento em que de coração sincero reconhescemos ser fracos e pecadores.E Com tam ato reconciliamos nosso coração junto ao pai para lhes render graças.

Glória o canto do gloria é uma oração que deve ser entoada nas solenidades e missas dominicais após o perdão bendize ao snehor por seus favores e seu imenso amor.

Oração do Dia é a oração coletiva de todos que eleva á Deus as preces da comunidade presente.

Leituras  as leituras vão á cada dia diferentes seguindo um livro segue-se três leituras I Leitura,Salmo e Evangelho podendo em solenidades haver uma segunda leitura,é obrigado que pelo menos ans missas solenes o padre faça homilia após o evangelho sobre as leituras em especial o evangelho.

Homilia momento em que o presidente da missa leva á comunidade presente a refletir as leituras lidas por meio de suas proprias palavras com base em meios cristãos.

Credo: é a oração á qual se profesa e oficializa á fé é uma confirmação do povo de Deus,dá fé que conserva.

Preces dos Fiéis: momento em que os fieis junto á igreja universal elevam á Deus alguma spreces coletivas.

Ofertório momento pelo qual á assembleia oferta os dons á serem consagrados.A qual o sacerdote deve recebelos e elevalos aos céus,á qual serão consagrados futuramente,o pão e o vinho.

Oração Sobre os dons o momento pelo qual junto á assembleia o sacerdote por meio da oração eleva os dons e preces á deus.

Prefácio Oração de cada dia aquela designa missa,havendo o prefácio fixo á todas as celebrações que se encontra junto ao rito da Missa.

Santo oração ou cântico pela qual se bendize á Deus junto também á Cristo,transmitindo sua magestade e poder.

O.E (Oração Eucáristica) transfe-se de missa á missa a Oração eucáristica II é aconselhada para missas simples e semanais,a Oraçaõ Eucáristica I para missas dominicais e solenidades ou festas particulares de santo padroeiro,as mesmas estão presentes no rito da santa missa.

Rito da Comunhão momento a partir da oração do pai nosso mais intenso para a preparação para á comunhão,não pode nem deve ser modificado em momento algum.

Comunhão momento da partilha do precioso dom o corpo e o sangue de Cristo,qual deve ser entregue perpetuamente na boca,á quem esteja digna de receber.

Oração pos-comunhão oração coletiva á fim de elevar á Deus as graça spor ter permitido tal graça da Comunhão.

Benção Final é a benção,que após todo o ritual fomos fortalecidos na fé,o sacerdote em pessoa de Cristo concede á benção como esta nas rubricas da santa Missa.

Despedida ide em paz e o senhor vós acompanhe é ao mesmo tempo um envio á missão que se inicia nutridos e fortificados pelo sacrificio da missa como também uma saudação de paz.

VII. Dos demais sacrámentos de parte dos diaconos e presbitéros.

Os Diaconos e sacerdotes devem celebrar os  sacrámentos de acordo com o qual é concedido ao grau de sua ordem á cada rito ira constar o mesmo,aos diaconos concede-se o direito de celebraro batismo e o matrimônio.Aos presbitéros estão Batismo,matrimônio,confissão e outros proprio aos sacerdotes.Seguindo sériamente as rubricas de cada um.